terça-feira, 25 de maio de 2010

Shakespeare - Eterno Mestre das Letras


Fica difícil saber, provar ao certo a data de nascimento de William, existem algumas divergências sobre este dado, mas a maioria dos estudos aponta que Shakespeare provavelmente nasceu no dia 23 de Abril de 1564, sendo batizado no dia 26 de Abril de 1564 - 23 de Abril de 1616.
Nascido em Stratford-upon-Avon, Inglaterra, numa família simples, Shakespeare superou todas as expectativas, surpreendeu com sua sabedoria toda uma sociedade e posteriormente o Mundo. Como toda personalidade marcante, digna de simbolizar uma época, uma classe e um país, sua vida é repleta de mitos e curiosidades, por exemplo:
*O período entre 1579-1587 é chamado de "Os Anos Perdidos". Foi uma fase em que pouco se sabe oficialmente sobre Shakespeare.
*Até sobre o casamento de Shakespeare pairam algumas dúvidas. Sabe-se que ele, então com 18 anos se casou com Anne Hathaway, provavelmente oito anos mais velha do que ele, no dia 28 de Novembro de 1582. Porém datada de 27 de Novembro de 1582 foi registrada uma licença para "William Shaxpere", de Stratford casar-se com "Anne Whateley". Esse nome, essa segunda Anne, não consta de nenhum outro documento da época. Alguns estudiosos acreditam que pode se tratar de um erro de grafia. Mas então fica a dúvida... Porque a mesma licença, para o mesmo casamento teria sido paga duas vezes? Outra hipótese é de que haveriam realmente duas Anne. Mas quem seria essa segunda? Onde estariam as provas de sua existência naquela época?
*Existe ainda a pergunta... O que Shakespeare queria manter oculto quando escreveu para seu epitáfio:
"Meu bom amigo, por Jesus Cristo te abstém
de tocar no meu pó que esta cova contém:
Bendito seja quem meu pedido respeitar,
Maldito aquele que esses ossos perturbar."

Existe a desconfiança de que a tumba de Shakespeare guarda os manuscritos do artista. Porém aqueles que o admiram, corretamente não ousam desobedecer seu mestre, não desejam profanar seu descanso. Outros simplesmente não tentam por medo de uma possível maldição. De qualquer maneira os mistérios desse grande escritor continuam protegidos, somente testemunhados pela eternidade. O que Shakespeare desejava que chegasse até à humanidade, chegou.

Mesmo sem ter frequentado uma Universidade (acredita-se que ele tenha abandonado a escola antes dos quinze anos de idade), William com seu empenho e talento se igualou e até mesmo superou, vários poetas de classe social mais elevada. Antes de se dedicar à carreira de poeta e dramaturgo, Shakespeare fez parte do cenário artístico como ator por sete anos. Depois deste período começou a se destacar como escritor e foi então que foi alvo da rejeição e inveja de alguns de seus colegas de arte, dentre os quais se destaca seu mais fervoroso oponente, o também escritor Robert Greene, que chegou a escrever a alguns dramaturgos:

"Há um corvo arrogante e embelezado por nossas penas que, com seu coração "de tigre sob a pele de ator", julga ser capaz de fazer um verso branco como o melhor de vocês..."

O tempo passou, Shakespeare fez sua parte e a História mostra, William jamais foi um corvo, pelo contrário, se revelou sim um cisne, o "Cisne de Avon".

Esses são alguns pensamentos de William, são mais do que palavras, são lições, conselhos poéticos. Duvido que alguém possa ficar infeliz lendo esses escritos, eles renovam as energias do espírito. E quando o leitor é um artista ou um amante das artes, com o coração sensível e nobre, vai reconhecer nessas linhas sua alma. Artistas de todos os tempos sorriem, choram, sonham e desesperam, mas mantém entre eles uma imortal linha de reconhecimento e união. Um artista, mesmo que muito antigo, conversa com os outros através das eras, sua voz é seu escrito. Por isso deixo aqui uma dica que provavelmente você já conhece, quando sentir necessidade, quando tudo parecer confuso, escolha um livro (de preferência de poesias) abra em uma página aleatória e leia. Se sentir como se a mensagem tivesse sido escrita especialmente para você, tenha certeza que esse anjo das letras está realmente te aconselhando. Aceite o abraço deste amigo que nunca vai lhe abandonar, ao contrário, quanto mais você precisar, mais perto ele vai estar!

Palavras do Mestre

* "O mal da grandeza é quando ela separa a consciência do poder."
* "O que é que há, pois, num nome? Aquilo a que chamamos rosa, mesmo com outro nome, cheiraria igualmente bem."
* "É um amor pobre aquele que se pode medir."
* "O horror visível tem menos poder sobre a alma do que o horror imaginado."
* "É uma infelicidade da época, que os doidos guiem os cegos."
* "Não há arauto mais perfeito da alegria do que o silêncio. Eu sentir-me-ia muito pouco feliz se me fosse possível dizer a que ponto o sou."
* "Quem cedo e bem aprende, tarde ou nunca esquece."
* "Quem negligência as manifestações de amizade, acaba por perder esse sentimento."
* "Nós somos do tecido de que são feitos os sonhos."
* "Os covardes morrem várias vezes antes da sua morte, mas o homem corajoso experimenta a morte apenas uma vez."
* "Quem me rouba a honra priva-me daquilo que não o enriquece e faz-me verdadeiramente pobre."
* "O amor não se vê com os olhos mas com o coração."
* "O homem que não tem a música dentro de si e que não se emociona com um concerto de doces acordes é capaz de traições, de conjuras e de rapinas."
* "Não basta apenas soerguer os fracos; devemos ampará-los depois."
* "O tempo é muito lento para os que esperam
Muito rápido para os que tem medo
Muito longo para os que lamentam
Muito curto para os que festejam
Mas, para os que amam, o tempo é eterno."
* "Há mais entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia"
* "Guarda teu amigo sob a chave de tua própria vida."
* "O destino é o que baralha as cartas, mas nós somos os que jogamos."
* "Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade...
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida
companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração."
* SONETO LXXXVIII
"Quando me tratas mau e, desprezado,
Sinto que o meu valor vês com desdém,
Lutando contra mim, fico a teu lado
E, inda perjuro, provo que és um bem.
Conhecendo melhor meus próprios erros,
A te apoiar te ponho a par da história
De ocultas faltas, onde estou enfermo;
Então, ao me perder, tens toda a glória.
Mas lucro também tiro desse ofício:
Curvando sobre ti amor tamanho,
Mal que me faço me traz benefício,
Pois o que ganhas duas vezes ganho.
Assim é o meu amor e a ti o reporto:
Por ti todas as culpas eu suporto."
* SONETO CV
"Não chame o meu amor de Idolatria
Nem de Ídolo realce a quem eu amo,
Pois todo o meu cantar a um só se alia,
E de uma só maneira eu o proclamo.
É hoje e sempre o meu amor galante,
Inalterável, em grande excelência;
Por isso a minha rima é tão constante
A uma só coisa e exclui a diferença.
'Beleza, Bem, Verdade', eis o que exprimo;
'Beleza, Bem, Verdade', todo o acento;
E em tal mudança está tudo o que primo,
Em um, três temas, de amplo movimento.
'Beleza, Bem, Verdade' sós, outrora;
Num mesmo ser vivem juntos agora."
* "Há quem diga que todas as noites são de sonhos.
Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isto não tem muita importância.
O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado."
* "Dê a todas pessoas seus ouvidos, mas a poucas a sua voz."
* "Não é digno de saborear o mel aquele que se afasta da colméia com medo das picadelas das abelhas."
* "Ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa."
* "Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito."

* Soneto 17

"Se te comparo a um dia de verão
És por certo mais belo e mais ameno
O vento espalha as folhas pelo chão
E o tempo do verão é bem pequeno.

Ás vezes brilha o Sol em demasia
Outras vezes desmaia com frieza;
O que é belo declina num só dia,
Na terna mutação da natureza.

Mas em ti o verão será eterno,
E a beleza que tens não perderás;
Nem chegarás da morte ao triste inverno:

Nestas linhas com o tempo crescerás.
E enquanto nesta terra houver um ser,
Meus versos vivos te farão viver."
* "Aquilo que pedimos aos céus na maioria das vezes se encontra em nossas mãos."
* ''... O tempo é algo que não volta atrás.
Por isso plante seu jardim e decore sua alma,
Ao invés de esperar que alguém lhe traga flores...''
* "O maior erro que você pode cometer
É o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum."
* "O amor não prospera em corações que se amedrontam com as sombras."
* "Quando penso em você me sinto flutuar,
me sinto alcançar as nuvens,
tocar as estrelas, morar no céu...

Tento apenas superar
a imensa saudade que me arrasa o coração,
mas, que vem junto com as doces lembranças do teu ser.

Lembrando dos momentos
em que juntos nosso amor se conjugava
em uma só pessoa, nós...

É através desse tal sentimento, a saudade,
que sobrevivo quando estou longe de você.
Ela é o alimento do amor que encontra-se distante...

A delicadeza de tuas palavras
contrasta com a imensidão do teu sentimento.
Meu ciúme se abranda com tuas juras
e promessas de amor eterno.

A longa distância apenas serve para unir o nosso amor.
A saudade serve para me dar
a absoluta certeza de que ficaremos para sempre unidos...

E nesse momento de saudade,
quando penso em você,
quando tudo está machucando o meu coração
e acho que não tenho mais forças para continuar;
eis que surge tua doce presença,
com o esplendor de um anjo;
e me envolvendo como uma suave brisa aconchegante...

Tudo isso acontece porque amo e penso em você..."

* "Lembrar é fácil para quem tem memória. Esquecer é difícil para quem tem coração."
* "De almas sinceras a união sincera
Nada há que impeça: amor não é amor
Se quando encontra obstáculos se altera,
Ou se vacila ao mínimo temor.
Amor é um marco eterno, dominante,
Que encara a tempestade com bravura;
É astro que norteia a vela errante,
Cujo valor se ignora, lá na altura.
Amor não teme o tempo, muito embora
Seu alfange não poupe a mocidade;
Amor não se transforma de hora em hora,
Antes se afirma para a eternidade.
Se isso é falso, e que é falso alguém provou,
Eu não sou poeta, e ninguém nunca amou."
* "Não pode haver couraça mais potente, do que um coração limpo; está três vezes armado quem defende a causa justa; ao passo que está nu, ainda que de aço revestido, o individuo de consciência manchada por ciúmes e injustiças."
* "Tarde demais a conheci, por fim; cedo demais, sem conhecê-la, amei-a."
* "O amor é a única loucura de um sábio e a única sabedoria de um tolo."
* "Até mesmo a bondade, se em demasia, morre do próprio excesso."
* "Se eu pudesse descrever a beleza dos teus olhos e enumerar teus atributos em épocas vindouras... diriam: o poeta mente! A Terra jamais foi acariciada por tal toque divino."
* "Herege não é aquele que arde na fogueira e sim aquele que a acende."
* "Sê para teu melhor amigo aquilo que desejarias ser para ti mesmo."

* SONETO 145 (Soneto de Shakespeare dedicado à sua esposa Anne Hathaway)

- Muito se cogita sobre a união de Shakespeare e Anne Hathaway, haveria amor ou seria simplesmente um casamento frio e à distância? Não cabe a nós, tantos séculos depois julgar desvendar a verdade. Talvez quando compreendermos completamente o que ele revela com este texto, conheceremos mais um pouco sobre seus sentimentos sobre esse assunto:

"Estes lábios que a mão do Amor criou,
Entreabriram-se para dizer, “Eu odeio”,
A mim que sofria de saudades dela:
Mas, ao ver meu estado desolado,
Seu coração se tomou de piedade,
Repreendendo a língua, que, sempre tão doce,
Foi gentilmente usada para me exterminar;
E ensinou-lhe, assim, a dizer, novamente:
“Eu odeio”, alterou-se, por fim, sua voz,
Que se seguiu como a noite
Segue o dia, que, como um demônio,
Do céu ao inferno é atirado.
“Eu odeio”, do ódio ela gritou,
E salvou-me a vida, dizendo – “Tu, não”."

Matando a saudade do emocionante clássico "Romeu e Julieta"






Abaixo, um texto que escrevi, emocionada com toda luz reconhecida nesse inesquecível gênio. Postado originalmente em 05 de Abril de 2009 no site Autores.com.br.

http://www.autores.com.br/publicacoes-artigos/91-relacionamento/dedicatorias/17299-shakespeare-heroiamigo-e-mestre-

Shakespeare - Herói, Amigo e Mestre -

"O que dizer para um mestre tão grandioso, quando parece que todas as homenagens já lhe foram feitas e todas as belas palavras já foram ditas? Mesmo assim minha gratidão me impele a arriscar mais algumas frases, colhidas da minha alma e repletas de admiração. Perdoe-me, meu amigo se elas parecerem simples diante da sua majestosa genialidade.

Nossa amizade começou a muitos anos, eu, uma estudante buscando a sabedoria para descobrir o meu caminho, uma doce palavra que pudesse amenizar as confusões da minha vida, pois naquela época a tristeza me rondava (mas não convém falar disso agora). Precisava tanto de paz, que além da amizade infinita de meu pai e minha irmã, meu refúgio era a biblioteca da cidade. E foi lá que eu te encontrei.

De segunda a sexta, lá estava você, me esperando como que em sua casa, me acolhendo, dando as boas vindas, devolvendo a cor dos meus dias e o brilho dos meus olhos.

Era a minha rotina, chegava, ia direto para a prateleira das suas obras e escolhia qual livro iria ler naquele dia, quando não podia levar o livro para casa, sentava-me numa cadeira ao redor de uma grande mesa no salão principal e minha alma conversava com você. Sentia você perto de mim, você me salvou e orientou durante anos turbulentos, tornou-se meu precioso anjo, que me acompanha até hoje em todos os meus passos e palavras.

Para sempre será meu mestre, meu símbolo de superação e serenidade, aquele que enfrentou todos os obstáculos da sua época, deixou sua marca vitoriosa no mundo e atravessou os séculos para me ofertar a felicidade. E o que eu era até então? Uma pequena chama que se encantou por você, o Sol. Mas agora com o decorrer dos anos, percebo que mesmo tendo que enfrentar ventanias, posso dizer que com a sua proteção, nunca me senti sozinha, minha luz interior não se apagou, sempre tive você que me inspirava a seguir em frente, deixando para trás, derrotada e esquecida, a tempestade impiedosa.

Você me tornou forte, me presenteou com a dádiva da imaginação, hoje não sou mais uma pequena chama, me tornei uma singela estrela, ainda discreta, mas que por toda eternidade estará a seu lado. Saiba que tem em mim uma amiga grata e fiel e que quantas vezes forem necessárias, farei da minha caneta a mais poderosa arma para defender sua honra, sua história e suas obras.

Ofereço a você essas palavras, pois são o que de mais belo há em mim, e como você chegou até mim pelas suas imortais palavras, desejo com todo o meu ser que as minhas se tornem a ponte que me levará ao seu encontro. Acredito que assim, um dia, estarei junto a você e a todos os escritores, reunidos e felizes na digníssima constelação das artes."



E, como homenagem final nesta postagem, faço minhas as palavras de seu contemporâneo Ben Jonson:

"Alma de uma era! Os aplausos! O encantamento!
A maravilha do nosso palco! Meu Shakespeare, erguei-vos!
Não pertenceis a uma época, mas a todos os tempos!"

Citações encontradas em http://pensador.uol.com.br/autor/william_shakespeare este blog é maravilhoso, nele podemos encontrar diversos sonetos do Mestre https://sonetosdeshakespeare.blogspot.com.
Recomendo uma visita a http://omundoeumpalco.zip.net e em breve (pois ainda está em construção) http://www.institutoshakespeare.com.br. Este site é excelente, aqui podemos encontrar informações sobre obras raras, difíceis de encontrar https://www.traca.com.br, esta é seção de algumas obras de Shakespeare https://www.traca.com.br/temas/176/shakespeare

Fontes de informação:
http://www.mundocultural.com.br/index.asp?url=http://www.mundocultural.com.br/escritor_consagrado/shakespeare/shakespeare.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Shakespeare

http://www.oarquivo.com.br

Também indico a leitura do livro "Vidas Ilustradas-Shakespeare" de Anthony Holden, editora Ediouro, excelente para conhecer detalhes da vida de Shakespeare e sua família desde antes de se tornar o famoso "Cisne de Avon".

Foto: Parte da Capa do Livro: Vidas Ilustradas - Shakespeare - Anthony Holden - Ediouro

Vídeos: https://www.youtube.com

Ana Lettiere

Nenhum comentário:

Postar um comentário